Glider Content

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Final Level's Top 10


Depois de fazer os nosso Top 10 a equipe Final Level decidiu fazer um post especial com um Top 10 geral nosso, baseado nos indivíduais. Os critérios foram simples: fizemos uma ranking de pontos parecido com o da fórmula um onde cada posição ganha uma quantidade específica de pontos, somamos os pontos e vemos as posições. Como algumas franquias teve mais de um jogo citado, decidimos selecionar as mesmas e não por títulos específicos, por exemplo não colocamos Final Fantasy VIII e sim a série Final Fantasy como um todo.

Mais uma vez é preciso dizer que selecionamos esses jogos basedos em nossos gostos pessoais e não em lógica, preferência mundial ou quantidade de cópias vendidas. Os escolhemos porque em algum momento de nossas vidas nos divertimos muito jogando eles. Portanto se algun jogo que você goste não estiver nesta relação não fique chateado, pois deixamos muitos jogos de lado, os quais não gostariamos de deixar. Pena que um top só é feito 10. Um dia quando estivermos com um número consideravel de leitores, gostariamos de fazer uma da galera, mas até lá eu lhes apresento o nosso Top 10:



[10] Ghost Recon - Game altamente tático, Ghost Recon revolucionou em seu lançamento, com cenários fiéis em seu tamanho e realismo. Não é atoa o nome do jogo, pois o jogador irá liderar um grupo de elite conhecido por “equipe fantasma”, por sua forma furtiva e letal de realizar missões.
O game é obra do romancista Tom Clancy, que tem em seu currículo vários games de estratégia baseado em guerras e operações táticas, não sendo diferente em Ghost Recon, que deixa a disposição do jogador, várias especialidades com Rifleman, Suport e Sniper, por exemplo.
O último game da série lançado foi Advanced Warfighter 2 e trouxe para a nova geração a boa qualidade de cenários e táticas aliado a tecnologia da nova geração, dando ao game maior autenticidade.



[9] Gun Smoke - A historia do jogo vem de muito antes do seu aparecimento em 1988, a principio (1952) Gun Smoke era um programa de rádio e posteriormente em 1955 se tornou um seriado de TV lançado pela CBS.
Lançado pela Capcom, era um game que tinha qualidade e acabou sendo sucesso na época, era algo desafiador para os jogadores por seu grau de dificuldade. O enredo se tratava de um xerife que tinha em meio aos seus afazeres a busca de bandidos procurados. O jogo é simples, apareceu inimigo, atira! Havia uma grande quantidade de cenários, e inimigos com índios e até ninjas. O grande problema era o controle nada confortável e uma vez que os tiros são disparados de acordo com o apertar do botão, era cansativo jogar esse game.


[8]Shadow of the Colossus - O enredo básico de Shadow of the Colossus não conta com uma iniciação consistente, ou seja, uma animação ou narração que te põe por dentro do jogo, ele simplesmente começa com o protagonista, seu cavalo, uma “donzela” aparentemente morta e uma voz de comando. A partir daí cabe ao “andarilho” começar sua jornada atrás das criaturas gigantescas a fim de salvar (ao que parece) sua amada. O game funciona assim mesmo, poucas informações fazem o ar misterioso e tudo no jogo soa meio especulativo.
O game foi lançado no segundo semestre de 2005 pela Sony Computer Entertaiment e o responsável pelo game é Fumito Ueda, que também criou Ico. Ico não foi bem recebido pelos jogadores sendo considerado um jogo, digamos assim, chato. Na verdade é um titulo que foge aos moldes padrões de games, é um game cult. Já Shadow of the Colossus também pode ser considerado um titulo cult, mas por ser um game mais simples acabou caindo nas graças do público sendo sucesso e até mesmo chamando a atenção para Ico, uma vez que ele tem conexão com o game. Atualmente Fumito Ueda e sua equipe estão trabalhando em um titulo para Playstation 3, aparentemente sem ligação com Ico ou SotC, mas considerando que a principio SotC também não tinha conexão com Ico, não sabemos.



[7] Final Fantasy - Para quem não sabe o primeiro jogo da franquia Final Fantasy foi a válvula de escape da antiga Square Co. Ltd., hoje Square-Enix. A empresa estava à beira da falência até que em 1987, Final Fantasy fez grande sucesso no japão transformando a Square -Enix em umas das mais tradicionais produtoras de games do mundo. Umas das grandes vantagens de Final Fantasy é que os seus jogos principais não tem enredos ou personagens interligados, salvo algumas criaturas como Chocobos e monstros, magias, summons e é claro o eterno Cid que está diferente em cada FF. Isso torna cada Final Fantasy lançado uma surpresa para o jogador.
O último jogo da série principal, Final Fantasy XII, sofreu uma reformulação em seu sistema de batalha (além de outros aspectos), que o fez parecer muito com um jogo MMPORPG com seus incontáveis objetivos secundários, ou seja, que não fazem parte da story line, história principal do jogo. Assim como aconteceu com resident Evil 4 essas mudanças não agradaram alguns fãs da série, o que não impediu o sucesso do jogo. O próximo game da franquia a ser lançado será Final Fantasy XIII que está previsto para Deus sabe quando, além de um suposto remake para FFVII que supostamente está em fase de desenvolvimento e também sem previsão de lançamento.



[6] Gran turismo - Em meados de 96/97 a Sony observava o sucesso de jogos de corrida como Need for Speed que vinha adquirindo uma grande número de adeptos, esse interesse se resultou na criação de Gran Turismo, um jogo de corrida que pode ser chamado literalmente de um simulador de corridas. Desenvolvido pela Sony Computer Entertainment e Polyphony Digital, Gran Turismofoi foi lançado com exclusividade para Playstation em 1997 e foi criado por Kazunori Yamauchi.
Foi um sucesso total, o jogo mais vendido para Playstation (Fonte: Wikipédia) com mais de 10 milhões de cópias distribuídas não poderia deixar de ter suas seqüências, que também obtiveram grande sucesso. O sucesso da franquia geralmente é atribuída à sua costumeira superioridade gráfica, além da jogabilidade que a cada geração que passa, beira cada vez mais ao realismo. Recentemente foi lançado o Gran Turismo 5: Prologue para Playstation 3, uma espécie de versão beta para algo muito maior e melhor que está por vir. Gran Turismo 5 ainda não tem data prevista para lançamento.




[5] Counter Strike - Counter Strike é considerado por muitos o game definitivo de tiro em 1ª pessoa por sua precisão dando ao jogador maior tempo de treino tanto na pratica quanto na estratégia. Na verdade Counter Strike não chega a ser um game, mas sim uma expansão modificada (mod) de Half-Life para se jogar em rede. Está aí a razão da febre iniciada em 1999, a rede. A internet estava em um momento de ascensão e isso alavancou o game sendo pioneiro no ramo junto com Unreal Tournament, a propósito, na verdade o “modCounter Strike era projeto para uma expansão de Unreal, mas a Valve comprou a franquia.
O sucesso de CS trouxe os games a níveis profissionais, era possível criar equipes, participar de grandes campeonatos e até ganhar dinheiro, havia pessoas pagas pra jogar videogame (quem diria). CS encheu LAN houses por longos anos, seu sucesso só “esfriouatualmente com o aparecimento dos RPG’s online e com a proibição em vários países (inclusive no Brasil) por causa da violência excessiva.





[4] Resident Evil - Criada por Shinji Mikami e desenvolvida pela Capcom, Resident Evil pode não ter sido o primeiro, mas com certeza foi o responsável direto pela popularização do estilo Survival Horror. Inspirada em filmes de zumbis e no jogo Sweet Home lançado apenas no Japão em 1989 para Famicom Disk System, a franquia Resident Evil está presente em quase todas as plataformas e teve seu primeiro jogo lançado para Playstation e Sega Saturn em 1996. É chamado de BioHasard no Japão, mas a Capcom decidiu mudar o nome para Residente Evil em sua versão americana por motivos até hoje não divulgados oficialmente, muitos falam que foi por causa de quebra de patente já que nos Estados Unidos exuste uma banda chamada BioHazard.
Até Resident Evil: Code Verônica, a Capcom usava a técnica de cenários estáticos, que havia sido usada pela primeira vez em Alone in The Dark para PC. Em Rsident Evil 4 a série passou por uma reformulação e teve sua jogabilidade e inimigos completamente alterados, o que não agradou alguns fãs do jogo original. Apesar disso RE4 foi aclamado como jogo do ano por vários segmentos na mídia dos games. Recentemente, Shinji Mikami afirmou que não quer jogar o próximo jogo, Residente Evil 5, previsto para março de 2009, pelo fato do jogo não ter sido desenvolvido por ele. A franquia inteira já vendeu mais de 26 milhões de cópias no mundo inteiro e a maioria de seus títulos está na lista dos 47 jogos da Capcom que venderam mais de um milhão de cópias.




[3] Super Mario - Criado em 1981 por Shigeru Miyamoto, se tornou uma das franquias mais importantes da Nintendo e eventualmente o mascote da mesma. No ano de 1981 foi lançado o game Donkey Kong para arcade, nesse game o herói era conhecido como Jumpman. O nome Mario e sua nacionalidade italiana apareceram graças a um gerente da Nintendo americana Mario Segali que se parecia com o personagem. O design do personagem (macacão azul, camisa vermelha e bigode) tem certas características marcantes pela falta de recursos da época, assim nasceu Mario um personagem fora dos estereótipos dos heróis de videogames.
Com o sucesso veio os games estrelado pelo herói e se irmão Luigi, a partir daí o universo Mario Bros se expandiu, apareceram uma gama de personagens (Yoshi, Koopa, Princesa Peach, baby Mario, Wario, entre vários outros). Os grandes sucessos são Super Mario Bros 3, Super Mario World e Super Mario 64. O mais recente jogo é o Mario Galaxy para Nintendo Wii, sucesso de crítica. Por mais que tenha um enredo repetitivo, Super Mario Bros sempre nos leva a uma experiência única em jogos.




[2] The Legend of Zelda - Depois de ser citada por todos os integrantes da equipe em seus top 10, a série The Legend of Zelda abocanhou o segundo lugar em nosso podium. Criada em 1986 por Shigero Miyamoto, a série Zelda transformou link, personagem principal, em um dos heróis mais populares do mundo dos videogames. Miyamoto geralmente se inspira em atividades pessoais para criar seus jogos e com este não foi diferente, já que o gênio se inspirou em suas aventuras em Kyoto, onde explorava cavernas e florestas quando era garoto. O nome Zelda veio de Zelda Sayre esposa de um famoso escritor americano, parece que Miyamoto gostou de como o nome é pronunciado.
O primeiro jogo da série foi lançado em disquete para o Famicom Disk System com o nome de The Hyrule Fantasy: Zelda No Densetsu e nos Estado Unidos com o nome mais conhecido, The Legend of Zelda para o Nintendo Enternainment System, o NES. The Legend of Zelda foi o primeiro jogo da Nintendo a alcançar a marca de um milhão de cópias vendidas em terras ocidentais se tirarmos Super Mario bros que já vinha com o console no ato da compra, além de ter sido o primeiro jogo na história dos vídeos games a ter uma bateria no cartucho para manter os saves do jogo. A franquia tem cerca de 15 jogos já lançados, com a maioria na casa dos milhões de cópias vendidas.The Lengend of Zelda: Ocariana of Time para Nintendo 64 por exemplo, foi o jogo mais vendo no ano de seu lançamento, 1998.



[1] Metal Gear - Enfim o nosso grande campeão, eleito pela equipe do Blog Final Level como o melhor jogo de todos os tempos por unanimidade, após ser citado nas primeiras posições de todos os top10. Não é por menos que o jogo criado pelo gênio Hideo Kojima e lançado em 1987 para MSX2 veio a se tornar uma franquia, além de um dos grandes carros-chefes da Konami. Algum tempo depois de seu lançamento, Metal gear foi adaptado para o Nes e o Famicom, porém essas versões ficaram inferiores com relação ao enredo porque cortes nos textos foram necessários.
Apesar de uma seqüência, Metal Gear 2: Solid Snake ter sido lançada em 1990, o grande salto parao sucesso absoluto veio em 1998 com o lançamento de Metal Gear Solid para Playstation que abriu uma série de acontecimentos e mistérios que foram encerrados apenas 10 anos depois, com o lançamento de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. O herói principal do jogo é Solid Snake, houve também a participação de BIG Boss, pai de Snake em Metal Gear Solid 3: Snake Eater e Raiden em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Os principais vilões são Liquid Snake e Revolver Ocelot. Sem dúvidas o Herói Solid Snake que teve sua histótia finalizada no último game deixará saudades nos corações de milhões de jogadores espalhado por mundo afora.

Postado por: equipe FL

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by hospedagem website fazer site gratuito