Glider Content

domingo, 22 de março de 2009

Mobiles

Quem nunca jogou Snake (não o protagonista de Metal Gear) em um celular Nokia? O velho “jogo da cobrinha” foi pioneiro nessa onda de jogos em celular. Antes disso, passar horas em uma fila de banco era um grande problema, claro, se você não tivesse em mãos um portátil como Gameboy, por exemplo. Hoje estamos muito mais preparados para essa situação. Com a evolução dos portáteis (com o PSP e o Nintendo DS), também vieram jogos mais elaborados para telefones móveis e de acordo com que aparelhos mais sofisticados eram lançados, apareciam jogos que condiziam com a tecnologia.

Atualmente (mas não de hoje) temos games de fizeram sucesso nos consoles e PC’s em celulares, ou seja, grandes softwarehouses, como Capcom, Activision e Konami, perceberam a crescente evolução que este segmento vive a algum tempo e está investindo nessa idéia. Prova disso é a movimentação de US$ 600 milhões nos EUA em 2005 e as previsões d e US$ 2 bilhões em 2009.
A diversão em telefones moveis está passando de um mero passatempo para games sérios, por assim dizer. Games como Devil May Cry e Need For Speed, para aparelhos celulares, tem grande qualidade, com gráficos 3D e jogabilidade que exige maior atenção dos usuários. Grande prova da seriedade dos jogos é o N-Gage da Nokia, que divide as funções de um telefone e de um videogame portátil, mas com pouca capacidade gráfica, nesse quesito está fazendo a diferença é o iPhone da Apple que além das várias funções que possui, tem interface gráfica única e poderosa e com títulos a altura, como Metal Gear Touch, por exemplo, com gráficos comparáveis com os do portátil da Sony. Dessa forma a Apple concorre a altura com a Nintendo e a Sony em matéria de portátil, e ainda na área de telefonia com atuação ativa.
No Brasil este segmento está crescendo, apesar dos problemas como a grande quantidade de aparelhos fora de linha. Já existe empresas responsáveis pelo desenvolvimento de jogos, e com o apoio das operadoras, o futuro é promissor. Já o Japão, berço tecnológico, vive o esplendor do mercado de games para telefonia móvel, exemplo disso são os jogos da franquia Final Fantasy que são recordistas de downloads, o mais impressionante é que nem todos os celulares rodam os jogos da série, somente modelos específicos. Desse jeito “neguin” no Japão vai procurar fila pra matar o vicio!!

Postado por: Thiago

0 comentários:

 
Powered by hospedagem website fazer site gratuito