Glider Content

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Vencido pelo cansaço

Até a geração 32 bits, os jogos de luta tinham forte importância no mercado de games com uma vendagem significativa em relação aos outros gêneros. Franquias como Mortal Kombat e Street Fighter eram os carros chefes desse gênero nos consoles, já o grande sucesso no segmento arcade era a franquia The King of Fighters da SNK que acabou se tornando mania entre os freqüentadores de fliperamas. O grande atrativo de Mortal Kombat era a violência excessiva mostrada no seu ponto alto, ou seja, nos fatalities, na terceira versão do game apareceram seqüências de golpes mais elaboradas, o que chamou mais a atenção dos jogadores. Já Street Fighter 2 (a primeira versão não teve boa aceitação) é o grande sucesso da Capcom e o pioneiro no gênero “kick and punch”, a franquia encabeçada por Ryu e Ken foi o primeiro game a cair nas graças dos viciados em fliperamas, mas acabou perdendo terreno para o sucesso da SNK.

Atualmente esperamos o lançamento de Street Fighter IV e Mortal Kombat vs DC Universe e nos perguntamos: Qual será a grande inovação desses jogos? A fórmula é batida, e a algum tempo não nos surpreendemos com os games de luta exatamente por não haver novidades. A verdade é que esse gênero vem “caindo de produção” de uns tempos pra cá, o que antes era uma febre entre os gamemaniacos deixou de ser sucesso, talvez pela falta do fator inovação, ou simplesmente passou como uma febre que perdurou por alguns anos. A sobrevivência até hoje ainda se dá graças a títulos como Tekken e ao remanescente The King of Fighters.


Apesar da fraca evolução do gênero, ainda temos esperanças na tentativa digamos “desesperada” da Midway em unir Mortal Kombat e o grupo de heróis da DC Comics (a exemplo de Marvel vs Capcom e Street Fighter vs X-men), ou no trabalho artístico da Capcom com Street Fighter IV e seus traços estilizados que mais parecem uma pintura, pois o máximo de inovação que vejo nesse games são essas. Ainda temos também Tekken 6 que apesar de poucas informações apenas se espera belos gráficos, nada além disso como aconteceu nas versões anteriores.
Postado por: Thiago

2 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade creio que não há o que inovar em um jogo de luta, o estilo em si já está batido. A não ser que criem uma franquia totalmente nova, com gráficos legais e uma publicidade de peso éprovavel que a procura por esse tipo de jogo caia cada vez mais.

Sinceramente, hoje não há um único jogo de luta que me atraia.

Anônimo disse...

Po esse mk vs DC tem tudo pra ser mais um lixo, imagine um fatality do Superman, q é conhecido por não matar ninguém, fora q provavelmente nem vai haver sangue. Mas já o SF4 pelos videos q vi vêem trazendo tda a jogabilidade do street com uma direção de arte de 1º, vale apena dar uma conferida

 
Powered by hospedagem website fazer site gratuito